Entregando Cuidado na Covid-19. A Lalamove continua apoiando pessoas e empresas com necessidades de entrega neste período. No entanto, nós levamos a segurança dos motoristas parceiros e clientes a sério e tomamos medidas necessárias para termos entregas mais seguras.

Perguntas frequentes

Como podemos ajudar você?

FAQ_Img_principal_VS02

Cadastro e conta

Quais são as etapas para eu me tornar um motorista parceiro da Lalamove?

É fácil ser um motorista parceiro. Basta seguir esses passos:
1 - Acesse o site;
2 - Preencha as informações solicitadas;
3 - Participe de uma sessão informativa online. Após você se cadastrar pelo site, nós vamos te enviar um link com um vídeo da nossa sessão. Ele tem todas as informações importantes para você se tornar um parceiro 5 estrelas e aumentar sua renda.
4 - Baixe o aplicativo Lalamove para Entregadores. Clique em “Configurações”, “Informações da conta” e “Verificar”.
5 - Fotografe os documentos solicitados e aperte o botão “Enviar”. Continue pressionando o botão até que ele fique cinza.
Depois disso, por favor aguarde a sua ativação na plataforma.

Quais documentos são necessários para a minha ativação? - 2 rodas

Documentos obrigatórios para quem deseja trabalhar na categoria LalaGo, com motos de placa cinza:

- Carteira Nacional de Habilitação com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada) ativa; No estado do Rio de Janeiro, a EAR pode ser substituída por registro no MEI com atividade relacionada a entregas;
- Um comprovante que informe os números da sua agência e conta bancária. Esse comprovante pode ser um cartão de débito ou de crédito, um extrato bancário ou até mesmo uma captura de tela do aplicativo do seu banco. A conta precisa estar no seu nome e você deve especificar se ela é corrente ou poupança no campo sinalizado;
- Documento da sua moto (CRLV).

Documentos obrigatórios para quem deseja trabalhar na categoria LalaPro, com motos de placa vermelha:

- Carteira Nacional de Habilitação com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada) ativa. No estado do Rio de Janeiro, a EAR pode ser substituída por registro no MEI com atividade relacionada a entregas;
- Um comprovante que informe os números da sua agência e conta bancária. Esse comprovante pode ser um cartão de débito ou de crédito, um extrato bancário ou até mesmo uma captura de tela do aplicativo do seu banco. A conta precisa estar no seu nome e você deve especificar se ela é corrente ou poupança no campo sinalizado;
- Documento da sua moto (CRLV) na categoria “Aluguel”;
- Carteirinha do Condumoto (para motoristas do estado de São Paulo);
- Licença de motofrete.

Quais documentos são necessários para a minha ativação? - 4 rodas

Obrigatórios para a ativação:
- Carteira Nacional de Habilitação com a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada) válida. No estado do Rio de Janeiro, a EAR pode ser substituída por registro no MEI com atividade relacionada a entregas;
- Um comprovante que informe os números da sua agência e conta bancária. Esse comprovante pode ser um cartão de débito ou de crédito, um extrato bancário ou até mesmo uma captura de tela do aplicativo do seu banco. A conta precisa estar no seu nome e você deve especificar se ela é corrente ou poupança no campo sinalizado;
- Documento do seu veículo (CRLV).

Opcionais:
- Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC) da ANTT;
- Documento do seu veículo (CRLV) com a categoria “Aluguel” ativa.

Quanto tempo demora a verificação?

A ativação acontece de acordo com a nossa demanda, para manter um equilíbrio entre o número de pedidos e a quantidade de motoristas parceiros ativos na plataforma.

Sabemos que você deve estar ansioso para fazer parte da plataforma, mas te pedimos um pouco mais de tempo para fazer sua ativação.

Se percebermos que há algum documento incorreto, não se preocupe. Nós vamos te avisar e solicitar o envio correto das informações, ok? Fique tranquilo!

Ao me cadastrar, eu me torno um funcionário da Lalamove?

Não, você se tornará um motorista parceiro, sem vínculo ou qualquer tipo de relação trabalhista com a Lalamove.

Fiz o cadastro, enviei as fotos, assisti à sessão informativa e ainda não fui ativado. O que aconteceu?

Se você realizou todos os procedimentos online, a sua ativação será concluída de acordo com nossa demanda, para manter um equilíbrio entre o número de pedidos e a quantidade de motoristas parceiros ativos na plataforma.


Se este prazo passou e a ativação não ocorreu, duas situações podem ter ocorrido: a primeira é que havia alguma irregularidade com sua documentação, e a segunda é a ausência de documentos e/ou a observação “Exerce Atividade Remunerada” na sua CNH.


Em ambos os casos, você receberá mensagens tanto no e-mail como no WhatsApp informando o problema e solicitando o reenvio. Fica tranquilo!

Como atualizar meus dados cadastrais?

Se você precisar alterar qualquer dado cadastral após sua ativação, basta enviar as novas informações para o e-mail da sua cidade - verifique-o na nossa página de contatos. Nosso time vai atualizar e verificar os novos dados o mais rápido possível. Lembre-se de checar a data de vencimento de seus documentos e os mantenha atualizados!

Como consigo um baú ou uma bag da Lalamove?

Nós não vendemos nossos baús e bags. Na verdade, a Lalamove premia os melhores motoristas com esses itens. Para conseguir seu baú ou sua bag, faça muitas corridas com a gente e mantenha sua nota alta. Periodicamente, nós fazemos eventos para presentear os parceiros. Se você continuar entregando com comprometimento e qualidade, pode ter certeza: você também será premiado!

Quais as diferenças entre as categorias LalaGo e LalaPro?

A LalaGo é a categoria de parceiros com motos de placa cinza. São entregadores que não têm licenças como motofrete e Condumoto. Os pedidos da categoria LalaGo têm valores um pouco menores.

Já a LalaPro é a categoria de motos com placas vermelhas. Seus motoristas parceiros são profissionais e têm licenças como motofrete e Condumoto. As mercadorias são transportadas em baús.

Posso ser parceiro da Lalamove e continuar entregando com outras empresas?

Sim. Você tem liberdade para entregar com outras empresas. No entanto, recomendamos que você não faça dois pedidos de apps diferentes ao mesmo tempo, para que não haja atrasos em nenhuma entrega.

Quais tipos de veículos podem se cadastrar na plataforma Lalamove?

Nossos parceiros fazem entregas com motos, SUVs, minivans, utilitários e VUCs. No caso dos veículos de 4 rodas, é importante se atentar que todos os veículos precisam estar com seu compartimento de carga fechados. Ou seja, equipamentos como capotas marítimas de picapes não são suficientes para ativarmos o seu cadastro.

Uso do app

Como baixar o aplicativo da Lalamove?

Caso seu celular seja Android, basta acessar a Play Store e procurar pelo aplicativo Lalamove Para Entregadores. Se você tiver um iPhone, faça a mesma coisa na AppStore. Nosso app é um ícone com fundo branco e um beija-flor laranja!

Quais os equipamentos necessários para realizar entregas com motos?

Antes de tudo, a Lalamove prioriza a sua segurança. Por isso, assim que você estiver habilitado na nossa plataforma e começar a fazer entregas, certifique-se que você esteja com o equipamento necessário – o capacete é essencial para a sua integridade física. Você também precisa de uma bag (ou baú, no caso da categoria LalaPro) para transportar o produto.

Com tudo pronto e depois que seu cadastro for ativado, basta abrir o aplicativo "Lalamove para Entregadores" e começar a entregar.

Como ficar online e offline no app?

Na primeira tela do app, você decide se está online e disponível para fazer entregas ou se prefere ficar offline. No canto superior dessa tela, há um botão.
Ao ficar online, o botão fica laranja e a informação "Status: trabalhando" é exibida. Se quiser ficar offline, aperte o botão novamente. Ele ficará branco e a mensagem "Status: fazendo uma pausa" é mostrada.

Veja abaixo como mudar seu status:

FAQ_ComoFicarOnline (1)

No app, você também pode escolher em que regiões trabalhar. Como padrão, o app deixará você trabalhar em todas as regiões disponíveis. Para mudar essa configuração, clique em “Todos os Bairros” e escolha onde atuar.

Como são as notificações de entrega do app?

Quando um novo pedido chegar, você ouvirá o som de uma buzina e uma janela aparecerá com informações sobre o serviço. O pedido mostrará o bairro de coleta e retirada do pedido, o veículo utilizado, o valor, a forma de pagamento e quando a entrega deverá ser feita.

Temos três tipos de pedido: o imediato, que deve ser feito assim que o parceiro aceitar o pedido; no mesmo dia, mas mais tarde; ou em outro dia.

Essa informação é mostrada no canto superior da notificação e tem cores diferentes de acordo com o tipo de pedido.

Preste atenção na cor da notificação que vai aparecer quando seu aplicativo tocar – ela vai te ajudar a saber para quando é o trabalho.

Se liga: caso a janela tenha a cor laranja escuro, o pedido é imediato. Se for laranja claro, a entrega deve ser feita no mesmo dia, mas mais tarde. Se a janela for azul, o serviço deve ser feito em outro dia.

Veja a diferença entre cada uma delas:

FAQ_PedidoRetirado
Assim que estiver com o pedido em mãos, clique em “Retirado”.

Em seguida, vá até seu ponto de entrega - ou seus pontos de entrega, caso o pedido tenha múltiplas paradas. Só clique em “Concluído” após fazer todas as entregas do pedido.

Quais são meus direitos como motorista parceiro?

É importante que você leia nossos Termos e Condições no nosso site. Lá você encontra informações importantes sobre suas responsabilidades e detalhes sobre repasses, entre outras coisas.

De acordo com os termos de uso, você pode:

- Escolher quando fazer entregas, com total liberdade para recusar pedidos;
- Ser um motorista parceiro, sem vínculos trabalhistas com a Lalamove;
- Ser descadastrado sem a necessidade de uma justificativa e aviso prévio, por ambas as partes.

Posso ter o aplicativo da Lalamove em mais de um celular?

Pode. O aplicativo pode ser instalado em qualquer celular atualizado. Vale ressaltar, no entanto, que você não poderá usar a mesma conta em mais de um smartphone ao mesmo tempo.

Solicitações e entregas

Devo seguir o trajeto que está no aplicativo?

A Lalamove sabe que os motoristas parceiros são os que mais conhecem as ruas da cidade – afinal, é nas ruas que vocês trabalham todo dia! Entretanto, nosso aplicativo calcula a rota de menor tempo até os endereços de coleta e entrega. Por isso, recomendamos que você use o GPS, já que o valor da corrida é calculado com base nessa rota. Além disso, como tanto o cliente como a Lalamove conseguem acompanhar sua localização em tempo real, é melhor seguir o caminho estipulado pelo GPS.

Como agir se sua carga for roubada?

É importante frisar que a sua segurança e bem-estar são o que realmente importam nesse tipo de situação. Por isso, antes de fazer qualquer coisa, certifique-se de estar em um local seguro. Depois disso, siga os passos a seguir:

1. Caso você não esteja bem fisicamente, dirija-se primeiro ao hospital mais próximo. Somente depois de ficar bem, continue as próximas etapas;
2. Se você estiver bem fisicamente, dirija-se à delegacia mais próxima e faça um boletim de ocorrência. Após isso, envie uma foto do documento para a gente.

Se eu suspeitar que estou com uma carga ilícita, como devo agir?

Caso você esteja em uma corrida e desconfie que o item entregue pelo cliente seja ilícito, sugerimos que você se vá até a delegacia mais próxima e faça um boletim de ocorrência. Com o documento em mãos, entre em contato conosco pelo chat do seu aplicativo e envie a foto do boletim.

Posso fazer mais de uma entrega ao mesmo tempo?

Não. Nós da Lalamove queremos oferecer o melhor serviço possível para os nossos clientes. Por isso, os motoristas parceiros fazem uma entrega de cada vez. Assim, há um maior cuidado com o pedido. Além disso, com os parceiros fazendo apenas um serviço por vez, conseguimos distribuir nossas corridas de forma mais igualitária e beneficiamos um número maior de parceiros.

Como posso entrar em contato com a Lalamove?

Entre em contato com o Lalajuda, nosso serviço de atendimento ao cliente! Para dificuldades relacionadas a corridas em andamento, entre em contato pelo chat, disponível na plataforma, ou pelos telefones (11) 4280-2746 e (21) 3500-1358. Para dúvidas ou informações, escreva para a gente - saiba para qual e-mail enviar a sua pergunta na nossa página de contatos.

Não posso fazer a entrega que peguei. E agora?

O diferencial da Lalamove está justamente no fato de apresentarmos todas as informações sobre os pedidos ao enviar as solicitações para os os motoristas parceiros. Por isso, só aceite as entregas que você realmente pode fazer. O cancelamento dos pedidos é feito apenas em situações emergenciais. Caso tenha alguma dúvida, fale com o Lalajuda pelo chat ou pelos telefones (11) 4280-2746 ou (21) 3500-1358.

Posso ser selecionado para um pedido específico?

O principal critério para uma entrega aparecer em seu aplicativo é a geolocalização - sua proximidade com o cliente é o que importa. Mesmo um motorista favoritado na plataforma pelo cliente precisa estar próximo do ponto de retirada do pedido para receber a notificação da corrida. Nenhum pedido será alocado para um motorista específico por meio de algum outro critério.

Caso não consiga realizar a entrega de algum pacote, o que fazer?

Caso você chegue em alguma parada e não tenha ninguém para te entregar ou receber um pacote, você deve esperar até 20 minutos por alguma resposta. Enquanto você aguarda, por favor entre em contato com o cliente e também com o Lalajuda - nós vamos te ajudar a contatar o usuário. Caso não seja possível completar o serviço, uma adição de rota será cobrada para entregar o item de volta ao endereço de coleta.

Como funciona o serviço de assinatura digital da plataforma?

É simples. Caso o cliente solicite a assinatura digital do motorista, assine apenas no final do pedido. Ou seja, se você fizer uma entrega com múltiplas paradas, você só vai fazer a assinatura no último ponto de entrega.

Repasses

Como o repasse funciona?

A transferência dos repasses da sua carteira virtual para a sua conta bancária ocorre semanalmente.

O cronograma de repasses funciona assim: você pode solicitar saques às quintas, sextas, sábados, domingos, segundas e terças. Na quarta, analisamos as solicitações, e se estiver tudo certo com seu pedido, o repasse cai na sua conta na quinta e o cronograma recomeça.

FAQ_Cronograma-Repasses

Para fazer transferências para sua conta corrente, vá até a opção "Carteira" e depois clique em "Sacar". Insira o valor que deseja transferir e clique em "Confirmar". Pronto! Agora é só aguardar o valor cair na sua conta!

Importante! Caso você faça mais de uma solicitação de retirada entre quinta e terça, elas não se somam. Apenas o último saque que você pedir será levado em consideração!

FAQ_ExplicandoRepasses

 

Meu repasse não foi transferido para minha conta bancária. Como proceder?

Caso o seu repasse não caia em sua conta bancária na quinta-feira após a sua solicitação, a Lalamove vai entrar em contato com você para solucionar eventuais problemas. Pode ficar tranquilo!

Preciso emitir nota para a Lalamove?

Não! A Lalamove apenas intermedia a relação entre os serviços de entrega e os motoristas parceiros. Por isso, não precisamos de nota fiscal.

Recebo alguma nota fiscal da Lalamove?

Não, mas por meio do aplicativo, você pode ver todo o histórico das suas transações.